
No dia 4 de Março foi realizada uma visita de estudo a Lisboa (MUDE) e a Cascais (Casa das Histórias Paula Rego), no âmbito dos conteúdos da disciplina de Educação Visual, tendo como objectivos despertar os alunos para as áreas da arte e do design, bem como a consolidação de conhecimentos adquiridos.
Os alunos envolvidos na visita foram dos 8º e 9º anos. Os professores acompanhantes foram: António Amaral, Alcina Santos, João Trigueiros, Maria Nunes e as estagiárias Edite António e Alexandra Pereira.

Em Lisboa visitamos o MUDE (Museu do design e da Moda), na Rua Augusta, perto do Terreiro do Paço, na mais antiga sede do Banco Nacional Ultramarino. Tivemos a oportunidade de ver a exposição permanente situada no rés-do-chão, dividida por grupos expositivos representando as profundas mudanças sofridas ao longo do século XX, desde o design de equipamento ao design de moda, etc....
A arquitectura de Ricardo Carvalho e Joana Vilhena é um excelente exemplo de quem respeita a pré-existência e deixa sobressair as obras que estão expostas no Museu.
Os alunos estiveram atentos à explicação da guia, responderam e colocaram algumas questões interessantes.
Penso ter sido uma experiência muito positiva, que permitiu aos alunos uma compreensão e uma visão dos objectos actuais diferente – saber que tiveram uma origem e uma história.

Em Cascais a visita à Casa das Histórias Paula Rego foi surpreendente. O edifício, situado no centro histórico da vila, em frente ao Parque Marechal Carmona (também visitado), é uma obra arquitectónica do Arquitecto Eduardo Souto de Moura. Para além de estar perfeitamente integrado na paisagem, respeita e dignifica as obras da artista reconhecida internacionalmente.

A colecção exposta apresenta desenhos, pinturas e gravuras da Paula Rego e algumas do seu marido, Victor Willing, artista e critico de arte.
A obra da artista que ainda é viva e tem 75 anos é, sem dúvida, um excelente exemplo do domínio de diferentes técnicas e materiais.
M. Alexandra Pereira